A comunicação sem dúvida alguma viveu u agrande revolução nas últimas tres decadas, o que o sociologo pierre levy chama de "Reconexão da humanidade consigo mesma"; depois da bolha da internet e Web 2,0 agora a assunto do momento em webcomunicações é a comunicação interativa, sem intermeddários. Confira o que dois famosos sociólogos, o ja´citado Lévy e Dominique Walton tem a nos dizer sobre o assunto.
Pierre Levy defende que a comunicação pode ser levada a efeito sem intermediários, sem instituiçãoes para fazer a filtragem do que pode ser publicado ou não. Qualquer eminente intelectual ou um zé mané pode ter seuas opniões e produções no ciber espaço pra todo mundo ver; Lévy chama esse fato de desintermediação. O endereçamento por centro de interesse e a comunicação todos-todos são condições favoráveis ao desenvolvimento de processos de inteligência coletiva. Também diz que a conexão da humanidade consigo mesma não acarreta, portanto, automaticamente mais igualdade entre os homens, portanto convém acompanhá-lo para orientá-lo no sentido mais favorável aos grandes princípios humanistas de liberdade, de igualdade e de fraternidade.
Já Dominique wolton argumente que mesmo que a velocidade das informaçoes avance, nossa comunicaçao nao evolui, permanecemos isolados porque
A internet pode se transformar em um espaço onde todo mundo pensa a mesma coisa, pois cada um se fecha em sua comunidade; depois de um tempo, pode virar prisões individuais: as pessoas se trancam e não se comunicam com valores diferentes dos seus. defende também o controle de internet: "Quando os escândalos se tornarem fortes demais, a internet não poderá continuar fora da lei e deverá sair da ideologia da desregulamentação, esse clone da ideológica tecnicista. "
Apesar de parecer conservador, o pensador defende, na verdade, uma visão mais humanista da comunicação, que coloque o indivíduo acima das tecnologias. Pede com urgência que a comunicação seja vista como um projeto político e cultural, para que possa enfim produzir um melhor entendimento entre os homens num mundo cada vez mais multipolar.
O que fica de tudo isso? Sim, a internet nos fez cidadãos mais ligados com o mundo, pois temos acessoo a informações que não teríamos nas mídias tradicionais, temos condiçoes de expor a nossa opnião, mas a ponto de fazer uma revolução política leva tempo.